terça-feira, 12 de abril de 2011

Narradores de Javé

Narradores de Javé é um filme brasileiro, dramático, dirigido por Eliane Caffé. O filme conta a história dos moradores do pequeno Vale de Javé, uma cidade simples, pouco desenvolvida e que se depara com um grande problema, a construção de uma represa que resultaria na destruição da cidade de Javé. A princípio nada poderia ser feito para evitar a tragédia até que surge a esperança: teria que ser provado que a cidade tem um valor histórico e deveria ser preservada. Para isso a história de Javé, até então nunca ouvida, precisa ser escrita, uma história narrada pelos próprios moradores dali. Daí surge um outro problema, todos os moradores da cidade era analfabetos e por isso tiveram que recorrer a Antônio Biá, o maior inimigo da cidade devido as travessuras que aprontara.
Começa então toda confusão, ouvindo os relatos dos moradores Antônio Biá começa a escrever a história, cada um contando de uma forma diferente, com novos personagens. Passam-se os tempos, surgem novos relatos, mais a história de Javé acaba não sendo escrita e a destruição do vilarejo não pode ser evitada. As águas vêm e a cidadezinha desaparece. Os moradores, agora mais unidos do que nunca, se refugiam em busca da construção de uma nova Javé 
que a partir de então passa a ter uma história... Uma história científica.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Elogio da Filosofia: O imprevisível.

Não adianta...por mais que o homem planeje, por mais que ele tente controlar, o futuro é imprevisível. O mundo está em constante movimento e essa é a lógica de um ser vivo, é viver, planejar e sempre esperar o improvável. Já que o futuro não pode ser previsto, o que pode ser feito é buscar o máximo de possibilidades e se preparar para todas e mais, deve estar preparado para que uma possibilidade além de todas as esperadas venha a surgir, afinal é o futuro, o imprevisível.
O ideal seria viver dentro de uma lógica de dinâmica e inovação. A vida é puro dinamismo, um dinamismo que só  acaba com a morte. O que foi feito não pode voltar atrás, pode ser no máximo simulado... qualquer ação ou decisão modifica não só o seu futuro, mas também o de todos que interagem com você. A inovação nos ajuda a viver num mundo improvável, um mundo sem determinações, onde apenas uma informação está ao nosso alcance: Qualquer coisa pode acontecer, a qualquer hora...






Mythos vs Logos

Mito e Logos, duas forças opostas, duas forças gigantes. A primeira é a base de tudo que vivemos hoje, é tudo que acreditamos que existe, tudo que acreditamos que é certo... a-cre-di-ta-mos, essa é a base do mito, uma força que sentimos, imaginamos. Não se tem certeza de que é o certo, mas acredita-se que é o certo e isso é feito com tanta intensidade que se torna a certeza de quem acredita.
O logos é o principio da filosofia, foi quando o homem passou a questionar, a questionar eles mesmos e a questionar os deuses. Homem não queria apenas saber o "por que" das coisas, queria saber o "por que de cada por que.
São duas forças opostas e também são duas forças indispensáveis, essenciais para o equilíbrio do mundo. fé e Razão, sentir e ver, mythos e logos...

A beleza da Ética

Falar sobre Filosofia é mais complexo do que se possa imaginar. Algumas pessoas a vê como religião, outras como mitologia, mas o estudo filosófico vai muito além dessas concepções. Não se pode pensar na formação da sociedade sem estar ciente da contribuição que a Filosofia deu e como nos pode proporcionar um melhor entendimento do meio social.

Analisando os campos da Filosofia um deles me chamou mais a atenção: ÉTICA. O que a ética tenta nos passar é a melhor forma de viver em sociedade, o que não significa viver sem questionar, seguindo leis, normas ou uma cultura, a ética nos propõe viver harmonicamente mas com pensamento independente.
Entendendo melhor a beleza da ética: A ética se assemelha as leis, mas são totalmente diferentes no seguinte aspecto: Um indivíduo é obrigado a seguir as leis e cumprí-las pois o não cumprimento resulta em punição, já o descumprimento de uma norma ética não acarreta tais punições.
Um indivíduo é ÉTICO porque é ÉTICO e não porque é obrigado a ser.